TRILHA SONORA, ATITUDE, ENREDO E VISUAL pop-punk, EMO.

Se a música tem o poder de traduzir emoções e criar um senso de pertencimento, os filmes fazem o mesmo ao contar histórias que refletem nossa identidade. Para fãs de emo e pop-punk, a conexão vai além das playlists – ela também se manifesta no visual, na atitude e na narrativa.

Filmes que trazem trilhas sonoras marcantes, personagens cômicos e uma estética carregada de autenticidade funcionam como espelhos para quem se sente parte dessa cultura. Assim como a música, eles ajudam a reforçar um sentimento de comunidade e pertencimento, mostrando de uma outra forma um pouco do cotidiano, vivências e experiências que nos identificamos.

Seja pela rebeldia de um personagem, pelo humor irônico, vivência de alguma emoção ou pelo simples fato de retratar a essência do alternativo, algumas produções se tornam atemporais para quem ama esse estilo de vida. Se você se identifica com a cultura emo e pop-punk, esses filmes vão ressoar com você.

  1. AMERICAN PIE (1, 2 e 3)
 
 

Eu poderia citar que todos filmes da franquia, são o puro suco do pop-punk, onde o roteiro do filme e as letras das músicas que bandas do estilo, andam de mão dadas e dão um match total.
Mais do que uma comédia sobre adolescência e festas, American Pie marcou uma geração com sua trilha sonora recheada de pop-punk e o marcante rock anos 2000 com a trilha sonora composta por bandas como Blink-182, Sum 41, Good Charlotte e American Hi-Fi são só alguns nomes que embalam as cenas caóticas do grupo de amigos tentando aproveitar ao máximo o fim da escola. Além do humor escrachado, os filmes capturam a rebeldia e a nostalgia de uma época em que a estética skate punk e pop-punk estava presente e ser desajustado era parte da identidade .

2 – JACKASS (2000)

 

Outro clássico que qualquer filme da franquia, faria sentido entrar na lista. 
Se tem uma produção que representa o espírito “no rules, just fun”, é Jackass. Com Johnny Knoxville e sua turma colocando o corpo (e a dignidade) em risco em nome da diversão, o filme  assim como a série da MTV  tem a energia anárquica do skate punk e do hardcore. Novamente, visual skate punk, que é praticamente um primo próximo do pop-punk, quando se diz a estética e ao humor ácido. 

3 – GAROTA INFERNAL (2009)

 

Com humor diferente dos filmes anteriores, porém com enredo composto por temas de identidade e rebeldia contra normas sociais,   visual colorido, mas com tons subversivos e a narrativa sobre auto-aceitação e liberdade, são totalmente ligados ao universo pop-punk e emo. Além da trilha sonora composta por Panic! at the Disco, Dashboard Confessional e Cobra Starship.

4 – AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL (2012)

Diferente dos demais, esse filme foi adicionado a esta lista por conta da personalidade e vivências dos personagens.
A essência do emo está toda aqui: um protagonista introspectivo, amizades profundas, questões sobre saúde mental e uma trilha sonora que serve de refúgio. A trilha sonora inclui bandas como The Smiths e David Bowie, que influenciaram diretamente o som emo.

 

5 – Scott Pilgrim  VS. o Mundo (2010)

 

Filme que é praticamente um videoclipe interativo, Scott Pilgrim mistura quadrinhos, videogames e um roteiro repleto da cena músical, já que o protagonista que dá nome ao filme, é guitarrista de uma banda de rock. O visual estilizado e o humor sarcástico fazem desse filme um dos favoritos da cena alternativa, celebrando o amor, a música e as batalhas épicas contra os “ex-namorados do mal”. O visual colorido e tons escuros de cena, também combinam muito com nosso universo. 

6 – DONNIE DARKO

 

Se o emo tivesse um filme-manifesto, Donnie Darko certamente ocuparia esse posto. Com uma atmosfera sombria e introspectiva, o filme mergulha em temas como solidão, destino e crises existenciais, tudo isso envolto em uma estética carregada de simbolismo. Um clássico !

MENÇÃO HONROSA PARA: O ESTRANHO MUNDO DE JACK (1993), EDWARD MÃOS DE TESOURA (1990)

Ambos com um estética surrealista, gótica, característico do diretor Tim Burton, esses filmes tem tudo a ver com o emo. Jack and Sally citados na música “I Miss You” do Blink 182 ou até mesmo cenários com referência clara no vídeo clipe da banda Good Charlotte, Predictable.